quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ser resiliente, ou se deixar abater.

Hoje falarei sobre os benefícios de ter “Resiliência”, atitude que todos nós precisamos praticar ao passar por dificuldades, minimizando as angústias e transformando em aprendizados, é um atributo da personalidade e que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa.


Sabe aquela pessoa que mesmo quando acontece uma adversidade como por exemplo (perder emprego, morte, discussão, perder paciência no trânsito, ou um amor entre outras) se mantem firme e não se deixa derrubar, muitas vezes perguntamos “como é que esse cara consegue?” a resposta é que essa pessoa tem resiliência. Resilire, que significa recusar, voltar atrás, portanto a resiliência é a capacidade de superar adversidades de sua vida e voltar ao estado anterior de equilíbrio depois de passar por dificuldades ou traumas, transformando essas experiências negativas em aprendizados. A resiliência vem da física referindo-se a capacidade dos materiais de resistirem aos choques e acabou sendo adaptado nas ciências humanas. Ninguém nasce resiliente, isso evolui com o passar do tempo, sempre diante de nossos problemas temos a tendência de uma desintegração psíquico-emocional, que nos afetam diretamente e nos deixam com aquele sentimento de “coração apertado”, você já sentiu isso alguma vez?
Precisamos encontrar formas de lidar com isso, abaixo seguem três dicas de benefícios em ser uma pessoal mais resiliente com resultados para a sua vida.


ATITUDES – Pessoas resilientes assumem a responsabilidade do que acontece consigo sem vitimização, tem a habilidade de se manter sereno diante de um problema, são pessoas que tem atitude e resolvem seus problemas sempre com muita sabedoria.

AUTOCONSCIÊNCIA – A autoconsciência é a base para a mudança de vida. Pessoas resilientes compreendem os próprios sentimentos, conhecem suas forças e limitações, tem a capacidade e a visão sistêmica de identificar as causas dos problemas, sabendo a hora de falar e a hora de ouvir. Tem empatia, ou seja, compreende o estado psicológico dos outros e sabe exatamente como agir. Na vida, podemos ser problema, ou solução. Se você for só o problema, ninguém vai gostar de ficar do seu lado, porque você vai ser uma pessoa amarga. Mas, se você for solução, aí vai ter a chance de conquistar a maturidade com sabedoria.

PROJETO DE VIDA – Pessoas resilientes superam melhor o sofrimento porque encontram um sentido melhor para a vida, encaram a vida positivamente e são acostumados a ver o copo cheio e não vazio. Tem a crença que as coisas irão melhorar e conseguem controlar melhor seu destino.

No comportamento humano a resiliência significa a construção de novos caminhos de vida, precisamos sempre tirar lições positivas das situações diárias e não ficar remoendo sempre os problemas. Gosto da frase de Carlos Drummond de Andrade que diz “A dor é inevitável. O sofrimento, opcional”, portanto precisamos ter mais resiliência para que possamos conduzir nossa vida com mais saúde e ser mais feliz. Procure desenvolver a resiliência pois ser resiliente é não se abater com facilidade, não culpar os outros pelos seus fracassos e lutar sempre pelo melhor.
Abraço e até a próxima,

Texto: Leonardo Siqueira

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A vida é pra ser vivida, não suportada.

A vida é feita para ser vivida , não suportada. Quando somos obrigados a relevar tudo, ignorando os nossos sentimentos , ignorando feridas ainda abertas, impomos a nós mesmos uma espécie de tortura psicológica. E não devemos impor sofrimento a ninguém, incluindo a nós mesmos, para agradar as outras pessoas.
Ser gentil, amigável e prestativo é uma coisa ótima. Se mais pessoas dispusessem de um pouco do seu tempo e energia para ajudar os outros , provavelmente o mundo seria um lugar bem menos hostil e viver seria muito mais leve.
Por outro lado, não devemos confundir gentileza com passividade. Não devemos permitir que abusem da nossa boa vontade e passem por cima de nós porque somos bonzinhos e vamos aceitar e perdoar tudo.
Acredito firmemente no perdão. Porém, acredito também que deve ser perdoado quem pede perdão, quem deseja ser perdoado, quem demonstra arrependimento e vontade de dar um novo rumo para a relação.
Não, não somos obrigados a aguentar tudo. Paciência tem limites. Ninguém precisa sair pelo mundo se vingando, mas também ninguém deve ser obrigado a conviver e a ser gentil e a distribuir beijinhos e sorrisinhos para quem nos provocou sofrimento, para quem nos magoou gratuitamente.

Na maioria das vezes, como afirma o ditado popular , quem bate , esquece . Mas quem apanha não. Quando ofendemos ou prejudicamos de forma mais objetiva uma pessoa , causando danos à sua vida , devemos sim tentar consertar o que fizemos de errado ou pelo menos tentar amenizar de alguma forma o estrago que provocamos.
Sim, nem sempre é possível consertar nossos erros. Nem sempre é possível se aproximar de quem prejudicamos para demonstrar nosso arrependimento. Em alguns casos , nos mantermos longe é o melhor a se fazer. Mas neste post, quero me centrar nos casos em que é possível voltar atrás e corrigir o erro e mesmo assim a pessoa se recusa. Quero me centrar no fato de que ninguém é obrigado a engolir tudo porque é gentil e amigável.

A vida é feita para ser vivida , não suportada. Quando somos obrigados a relevar tudo, ignorando os nossos sentimentos , ignorando feridas ainda abertas, impomos a nós mesmos uma espécie de tortura psicológica. E não devemos impor sofrimento a ninguém, incluindo a nós mesmos, para agradar as outras pessoas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Então, você vem?

Acordei disposto a dar um basta! 
Dar um fim a todo este jogo. 
Ciúmes, insegurança, chantagens. 
Não quero entrar nessa velha história de rotina. 
Essa história que já conheço o final. 
Que já termina antes mesmo de começar. 
Sabe, queria ver um pouco mais da tua luta, se dispor mais como eu faço. 


Realmente exergar sua vontade. 
De querer estar junto no abraço, na dificuldade. 
Sem esse jogo de esperar. 
Jogar com o amor é um jogo sem vencedor. 
Quero seu melhor. 
Seu carinho guardado. 
Seu café requentado. 
Enxergar o mundo nos seus olhos. 
A verdade na sua boca. 
Te segurar nos dias difíceis. 
Não acredito nessa história de que só os começos são bons. 


Bom é tudo aquilo que a gente sabe cultivar. 
Dia após dia. Entre brigas e sorrisos. Mas com vontade. 
Com luta. De saber por quem vale a pena lágrima e sorriso. Juntos podemos segurar o mundo nas mãos. 
Estaciono o carro. 
Vi você sair pela porta. 
E sorriu. 
O sorriso mais vivo que já pude ver. 
Da mesma forma que sorriu ao telefone. 
Me lembrei dos motivos que me fizeram te amar. 

Recomecei.



Olá! Calma. Não se assuste. Sou eu. 
Eu sei, já é madrugada e você não esperava eu invadir assim sua casa. Passei despercebido pela sua mãe, cheguei em silêncio para não causar alvoroço.. Não fique com medo... vim buscar você. 
Vêm, não tenha medo, seguro a tua mão e vamos juntos. Mas caso algum medo insista em vir junto eu dou um chega pra lá nele. 
Vêm. Eu não posso prometer apenas risos e momentos felizes, mas prometo te deixar chorar encostada no meu peito quando triste ficares. 


Vêm. O amor ainda é para os que cultivam um pouco de sonhos por aventura e coragem para encarar juntos os desafios. 
Vêm. Eu cuido de você com toda força e amor que tenho guardado aqui só pra você. 

E então, você vêm?

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!