domingo, 19 de dezembro de 2010

Lembranças do Porto - Portugal


Alguém um dia entrou na loja, sentou á minha mesa querendo comprar um pacote de viagem para Europa. Como de costume, falei com muito amor e carinho deste continente que conheço e amo muito.
Mencionei as características de cada país com a distinção que lhes cabe...


Quando fui falar de Portugal, especificamente do Porto, onde comecei minha aventura pela Europa, o cliente agiu de uma maneira estranha e inacreditável.



Me assustei! Realmente me surpreendi...


Ele disse que não tinha vontade nenhuma de conhecer Portugal.



Eu fiquei surpreso com a forma ignorante que ele recusou as informações...
Como algum brasileiro poderia falar assim de nossas origens...



Portugal! Tão semelhantes a nós...







Portugal é hoje um país desenvolvido economicamente próspero, social e politicamente estável e com um índice de desenvolvimento humano muito elevado. Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida, apesar de o seu PIB per cápita ser o menor entre os países da Europa Ocidental.

Portugal ! Claro !

Nossa terra Mãe...
Nossa pátria irmã...
Curti muitos bons momentos por lá...
Conheci pessoas maravilhosas,

A sua hospitalidade é fantástica...

Hoje quero lembrar aqui de uma família em especial...

Fernando, um grande amigo do coração...
Foi meu parceiro no Porto,
Me apresentou suas amizades,
Trabalhava muito como todo Português sempre faz...
Conheci sua família...
Dona Elvira, uma mãe carinhosa, querendo o melhor para os filhos...
O Pai, era ouríves...(esta foi a primeira vez que escutei esta palavra)


Seu irmão mais velho...Oscar, que tive menos contato pois namorava e trabalhava...
Ficava menos tempo em casa...
Ah! e tinha o "PUTO"... isso mesmo...
Não o estou xingando ... não !!!
O nome carinhoso que os portugueses se referem aos meninos mais novos...etc, etc...
Da mesma forma que chamamos nossos garotos de moleque...
Me convidaram para morar com eles, e que saudades eu tenho...
Me adotaram realmente...
Passei a dividir o quarto dos 3 irmãos...me acomodaram ali...
Como se eu fizesse parte daquela família...
Sinto tanto... por ter perdido este contato, gostaria muito de revê-los...
Me recordo que eu gostava de lavar minha roupa pessoalmente para não dar trabalho pra ninguém...como sempre fiz em minhas andanças mas, Dona Elvira era impossível, não deixava...
Eu a escondia no meio da minha mochila para lavá-la quando voltasse do trabalho. Aos 20 anos eu trabalhava na construção civil como pedreiro...mas, para esta Mãe e dona de casa não era minha obrigação lavar roupas ... ela não permitia...puxa!
Dizia que lavar roupa era trabalho dela.
Certa vez, vieram me visitar aqui em São Paulo,
Foi uma alegria muito grande vê-los...
Vou encontrar algumas fotos para editá-las aqui, quem sabe alguem os conheça e me mandem seus contatos...

Como disse, espero não deixar que alguém de alguma forma, fale ou pense mal deste povo tão hospitaleiro, em especial conosco Brasileiros.
Insisto em dizer, visitem Portugal, e conheçam nossas origens... nossa arquitetura tão presente...nossa cultura histórica, e nosso idioma português (pouco falado no mundo) se unificando para um melhor entendimento entre nossos povos...


BOA VIAGEM !!!

Um povo trabalhador e honesto! Merece todo o nosso respeito !!!

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!