quarta-feira, 15 de junho de 2011

Liberdade! Voar foi necessário...

Uma vez um amigo comentou uma das várias paixões que tenho na vida!!!
A liberdade! Não existe um único sentido para a palavra. Você pode ver e definí-la como um sentimento amplo e bastante variado, mas nunca único... 


Como definição na Wikipédia, encontrei:


Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional, isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.


Este desenho ao lado, foi feito no ano de 1976, quando buscava entender certos impulsos que já sentia ao falar de viagens.
Sabemos que viajar é preciso...
Os horizontes se tornam próximos...
As distâncias se encurtam...
A mente se abre !!!


Para buscar a liberdade, precisei ser um pouco egoísta e olhar para dentro do meu coração como se não existisse mais ninguém no mundo. 
Comecei a viajar, usando desta minha suposta liberdade aos quinze anos de idade, quando saia do trabalho e ia direto para a antiga rodoviária de São Paulo. Sem rumo definido, escolhia um destino em que eu viajava a noite inteira. Amanhecia na cidade, e passava o dia buscando os pontos interessantes e turísticos do local.

Aprendi muito assim...através de amigos, 
aprendi a sentir as sensações das motocicletas...

Que liberdade ! 
o vento no rosto, 
a velocidade nas estradas, 
a paz e a brisa fresca do campo,
o sol nas praias, 
as pessoas do caminho, 
só podiam aumentar o meu "TESÃO" pela liberdade. 


Bons amigos...livres como ar !!!


Como o tempo que passa,
a estrada fica para trás, 
busco em novas aventuras,
manter a liberdade que encontrei...

As distâncias  se encurtavam com o passar dos anos.
A moto limitava meu sonhos...
Tardava o meu encontro com o mundo, afinal, os caminhos se tornariam mais longos...






Resolvi ampliar meus horizontes, 
e nestes casos a melhor maneira é o avião...

Um grande amigo comentava sempre!

Depois de uma motocicleta só encontro a paz voando...

Foi com esta pensamento que meu querido amigo Paulo Torres iniciou sua história com a aviação...



Eu entendo e me orgulho muito do meu  saudoso amigo, pois voei algumas vezes com ele na Praia Grande, SP e a sensação de liberdade e paz é inacreditável.
O sentimento é que somos pequenos perto de uma imensidão criada por Deus.  


Afinal! Ter total controle de um motor de Fusca, (como ele mesmo dizia) a metros de altitude é algo singular.

Voava em Girocópteros ou Autogiros (como se diz em Portugal) !!! É um tipo de aeronave cuja sustentação em vôo é fornecida por asas rotativas. Parece que voamos em uma cadeira de lanchonete...

Ao contrário dos helicópteros, o rotor gira independente do motor, em auto-rotação como resultante aerodinâmica do movimento à frente; a propulsão é fornecida por uma hélice convencional (na parte de trás) movida por um motor.

Não me dediquei a aprender tanto sobre este assunto como meu amigo. Bem que gostaria. Na verdade eu só queria voar ! 

Para ser livre precisei voar como os pássaros !!!

Uma relação com o ar, o vento e espaço abriram meu campo de visão.

Sei que todos tem suas experiências e suas aventuras, mas de uma coisa eu tenho certeza !!! Eu tive muitas e amei cada uma delas !!! Cada história que curti foi vivida com a liberdade que eu conquistei, sem barreiras ou fronteiras, sem preconceitos ou crenças e sem qualquer outro limitador. Vivi realmente a intensidade dos meus momentos. Desejo a todos o tudo de bom !
Perdi meu amigo anos atrás em um acidente de avião. Foi uma falha mecânica que derrubou meu companheiro, mas tenho plena convicção, de que, onde quer que ele esteja, viveu sua liberdade com muita energia e responsabilidade. Portanto...

Faça da sua vida o melhor que puder para que um dia suas lembranças te levem as mais bonitas recordações.



Saudades Comandante Paulo Torres, meu amigo Abacate.

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!