segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Manhã nostálgica...


Semana passada estive fazendo um serviço num bairro mais afastado...
Não que ele seja longe de tudo...
E sim, distante da minha rotina diária.
O Jardim Joamar é um lugar na Zona Norte da cidade,
Onde meus avós paternos moraram por um período da vida.
Eu era um pré-adolescente de 12 ou 13 anos...
Lá, eu e meu irmão íamos passar as férias.
Era uma casa simples numa região ainda semi habitada...
Algumas ruas de terra batida, ponto final do ônibus, vizinhança simples...
Lá, podíamos correr livres, jogar futebol,
Andar de bicicleta pela rua e outras peripécias de criança...
Foi lá tambem, que conheci e comecei a minha vida adulta...
Nice, era uma vizinha que tinha uns 16 anos,
Gostava muito quando eu ia passar minhas férias por lá...
Quem nunca brincou de "beijo, abraço ou aperto de mão..."
E foi assim que tudo começou...
Mas, o que mais me trouxe a nostalgia...foi,
Ao passar pela frente da antiga casa dos meus avós,
Nesta manhã de sol, uma senhora regava o jardim da casa...
Sua fisionomia me lembrou minha avó...
Casa que mudou pouco pela evolução do bairro.
A cor branca e marrom permaneceram...
Tudo parecia igual...exceto o número maior de casas ao redor...
Parei espantado pra olhar...como se ainda, meus avós morassem lá...
Esta senhora percebeu meu interesse pela casa...e,
Dirigiu-se a mim, como se fosse me dar uma informação...
Tive que dizer da minha infância e férias, e que meus avós moraram ali...
Esta senhora portuguesa e distinta,
Pediu pra eu estacionar o meu carro e descer.
Contou que ela e o marido haviam comprado a casa dos meus avós,
Lembrou o nome dos dois...e, disse que foi muita sorte conhecê-los.
Há 35 anos...
Só 35 anos !!!
Me convidou pra entrar e ver as mudanças...
O velho galinheiro permanecia lá,
Onde minha avó criava suas codornas e galinhas de angola.
Me mostrou tambem os cômodos que construiu...
A parreira plantada naquele período, carregada de uvas...
Me disse pra ir provar das uvas em janeiro...
Após este passeio, nos sentamos na varanda observando a rua...
Falou da sorte que teve em comprar esta primeira casa...
Depois desta, ela e o marido, compraram muitas outras.
Sentados ao sol, pude lembrar tão vívidamente a felicidade da minha infância...
Senti a presença dos meus avós saudosos...
Sai da casa anestesiado de tantas lembranças...
Realmente,
Me surpreendi ao recordar o caminho desta casa, que há décadas não via...
Fiquei abismado ao ver que eram fortes minhas saudades...
Como o tempo passa e não percebemos !!!
Quantas coisas deixamos de fazer ou fazemos ???
Quantas decisões certas ou erradas tomamos ???
Quantas vezes não temos tempo pra nós mesmos !!!
Percebi mais uma vez,
Tenho que viver todos os momentos com mais intensidade...
Descobrir neles a felicidade que existe...
A simplicidade da vida, que tanto fazemos pra complicar...
Deus revela assim, numa manhã nostágica...
" COMO É BOM VIVER !!! "

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!