segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Razão, Consciência ou a Voz de Deus?




Quando eu ouvi pela primeira vez o conselho
" Ouça a voz de Deus",


Olhei ao redor para ver quem estava presente.
As pessoas que ouvem vozes, supunha eu, eram aquelas mantidas internadas em lugares isolados da sociedade.






Uma vez que eu já me encontrava solitário em um lugar parecido,
Achei que, se tentasse ouvir, e alguma autoridade estivesse me observando,
Eu iria realmente acabar internado, sem nenhum fio de esperança, de algum dia sair de lá.
Mas um dia tentei ouvir a voz de Deus, e descobri que Ele já vinha falando comigo há algum tempo sobre aqueles cheques que eu trocava, sabendo que seriam devolvidos.
Acerca daquelas mentiras maldosas que eu inventara.
A respeito de alguns realcionamentos que eu não gostaria que fossem filmados.
Acerca do egoismo da minha maneira de ser e dos prejuizos que acarretara para meus amigos e parentes.
Uma coisa era certa: Deus falava comigo através da minha consciência.
É claro que, quando eu parava de errar de forma calculada, para causar maiores problemas, não existia simplesmente nenhum Poder Superior para mim , e a velha consciência quase não tinha vez. Quando vim a acreditar, minha conscîência firmou-se, e agora (viagiado pela minha consciência) estou me esforçando para reparar todas minhas falcatruas do passado, como sugere o Nono Passo.
A razão (ou o bom-senso, se voce preferir) é outro método para se descobrir a vontade de Deus, mas prefiro confiar na minha consciência. Durante meus dias de bebedeiras, minha razão me dizia que eu estava prejudicando só minha saúde, meu trabalho, meu saldo bancário e um infinidade de outras coisas, minhas, só minhas... E o que foi que esse raciocinio humano comum me arranjou?
Levou-me a receber dois comunicados: um do meu patrão, dizendo que podia passar sem meus préstimos, e o outro do gerente do meu banco, lembrando-me que, embora o banco tivesse montes de dinheiro, ele achava que eu gastava mais do que a cota que me pertencia.
Minha "razão" conduziu-me a um colapso mental e físico, que me levou a uma real reflexão dos meus valores de vida. Minha sabedoria humana havia falhado; necessitava de uma sabedoria maior - muito maior - do que a minha. E a encontrei quando descobri um Poder Superior na minha consciência.
Tudo o que tenho que fazer agora é reunir todos os fatos, da forma que os vejo, e deixar que Ele molde esses fatos numa conclusão. A conclusão à qual chego é que o poder de Deus é revelado através de resultados. Quantas vezes seguimos uma sequência de ações baseadas apenas na fé e depois afirmamos, quando os resultados comprovam a correção das nossas ações, que provavelmente somos paranormais. Paranormais? Bobagem !!! Voce já hesitou entre duas (ou mais) opções, enquanto tentava tomar uma decisão, e então subitamente, descobriu alguma coisa bastante circunstancial saltando a vista pra te mostrar o caminho? Eu sim e, para mim, esse é apenas um item a ser acrescentado à longa lista das conquistas que Deus fez pra mim - orientação.
Não preciso ser guiado pra me barbear cada manhã, nem pra tomar um banho, nem posso confiar numa intervenção sobrenatural que ajude-me a direcionar uma bola de futebol na trajetória correta. Mas fui orientado para saber que devo reparar os danos e aborrecimentos que acarretei para aqueles que me amavam durante os dias de bebedeiras. Quando tento, com toda a humildade, transmitir essa mensagem a outros alcoólicos menos afortunados, sei que o plano do Poder Superior chega até nós através da média das pessoas. Para nós alcoólicos isso não significa as pessoas comuns, mas sim pessoas especiais como os outros alcoólicos. Sou orientado a me incluir entre as pessoas das quais poderia receber orientação e ás quais tenho que demonstrar a vitalidade da minha consciência ou Poder Superior: as pessoas que comungaram comigo, que me amaram, que foram minhas amigas e que estão ao meu lado, assim como outras tem sido fiéis a outros alcoólicos.
Não importa se foi a razão ou a consciência que me mostrou o caminho. Vim a acreditar em um Poder maior a mim, que tem sido minha salvação...a Voz de Deus !!!

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!