quinta-feira, 28 de julho de 2011

Férias e uma história a ser contada! Bahia




É necessário muito treino para escrever tudo o que se sente vontade.
Muitas vezes começo a digitar algo sem ter a ideia certa do que contar.
Neste instante, estou teclando enquanto lembro da história mais propícia.








São momentos de "blackouts", que logo somem e então surge um texto.










Estava lembrando das férias remuneradas que já tive, e em todas as quatro vezes, acabei indo para a Bahia. Cheia de encantos!


A primeira férias, que eu tive, fui para Salvador.


A primeira capital brasileira, e a terceira cidade mais populosa do Brasil. 


Já contei algumas histórias anteriormente.  


A minha segunda férias, viajei para Porto Seguro, que foi oficialmente o primeiro local onde aportaram os navegantes portugueses comandados por Pedro Alvares Cabral. 
A cidade é considerada hoje um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, atraindo turistas de todo o mundo.






A minha terceira férias, acabei indo para a Praia do Forte.


Uma antiga vila de pescadores, hoje atrai muitos turistas por seus encantos naturais e seus complexos turísticos da região.


Sugiro realizarem um voo panorâmico. É fantástico!




O Projeto Tamar, com sede na praia do Forte, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve como modelo para outros países.








As tartarugas não são animais de cérebro evoluído, mas têm extremamente desenvolvidos a visão, o olfato e a audição, além de uma fantástica capacidade de orientação. Isso faz com que, mesmo vivendo dispersas na imensidão dos mares, saibam o momento e o local da reunião para reprodução. 






Nessa época, realizam viagens transcontinentais para voltar às praias onde nasceram para desovar. Os pesquisadores ainda não sabem explicar muito bem esse fantástico senso de orientação. Sabe-se, porém, que o ciclo de reprodução das tartarugas pode se repetir em intervalos de um, dois ou três anos, variando conforme a espécie e condições ambientais, especialmente a distância entre as áreas de alimentação e reprodução.

A minha quarta férias remunerada e derradeira, foi para Morro de São Paulo, também na Bahia. 
Já pensou em um lugar que reúna praias de areias brancas e muitos coqueiros, praticamente desertas, piscinas naturais, com águas quentes e cristalinas, um por-do-sol deslumbrante, um amanhecer ainda mais lindo, ruas onde não passam carros, mas com uma vida noturna agitadíssima, cheia de festas e luaus que só terminam de manhã?





Pois é! Este lugar é Morro de São Paulo, e cheguei aqui de lancha, neste porto vindo de Salvador. Uma viagem tranquila e interessante.


Saimos de Salvador no início de uma tarde de sol e chegamos em Morro no final do dia.








Nas quase três horas de viagem, vivenciei algo inédito. A tripulação jogava linhas de pesca ao mar, e em questão de poucos minutos içava um peixe que ia direto para a cozinha. Eram limpos e em seguida preparado na churrasqueira improvisada.


Viajamos saboreando um bom pescado na brasa!


Morro de São Paulo, pode-se dizer, é o que chamamos de uma sucursal do paraíso. Onde as praias de águas cristalinas e tranquilas, estão envolvidas junto às belíssimas paisagens formadas por coqueiros e vegetação nativa. 












Todo este cenário protagonizado por gente bonita de todas as partes do mundo e onde você encontrará um ótimo e autêntico "jeito de receber" que só o baiano tem.


Após alguns passeios, mergulhos, luaus, amanhecer curtindo uma boa música... 
Eu fui conhecer a Praia do Encanto.






As praias são enumeradas, a Primeira Praia, pertinho da vila e é mais frequentada pelos moradores. 
A Segunda Praia é festa, música e badalação, lual rolando quase todas as noites. Depois tem a Terceira Praia de onde saem os passeios de barco para as outras ilhas. 




Já a Quarta Praia é mais tranquila separada da Terceira por um manguezal que pode ser atravessado sem dificuldade na maré baixa e, na sequência, vem os paraísos ecológicos como a Quinta Praia, também conhecida com a Praia do Encanto,   Garapuá e Pratigi. 



Vou terminar minhas lembranças como uma foto maravilhosa tirada nesta Praia do Encanto, por Xará, com um céu espetacular e uma luminosidade especial para esta nossa natureza exuberante que pude conhecer em algum momento da minha vida. Visite a Bahia! O Estado da alegria!

A Bahia, possui encantos que o próprio encanto desconhece! Veja você...



Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!