Outro dia conversando com amigos, falávamos de certas cidades no mundo, e aventuras que tivemos, então eu lembrei um inverno tenebroso que passei.
Aliás, foi o mais rigoroso que eu já vivenciei...e ouvi falar!
Tanto é que, alguns duvidaram da temperatura negativa que disse...
Por isto, conto esta história.
Nesta época, eu, um jovem nômade de 19 anos buscando algo para o meu espírito aventureiro, viajei e nesta época, morava no Canadá, mais precisamente em Edmonton na província de Alberta.
Linda região das montanhas rochosas canadenses!
Edmonton, é a capital de Alberta e hoje o portão de entrada internacional situado no coração geográfico da província. que oferece uma gama diversificada de atrações e experiências, incluindo galerias de arte, teatros, museus e locais históricos. Uma cidades moderna, já naqueles anos e preparadas para receber o turista com um bom sorriso!
Fiz boas amizades por lá, e até uma paixão eu vivi. A cidade de Edmonton é linda, limpa e cheia de encantos, ainda assim muito organizada.
Apesar da minha condição de "falso turista" ou "imigrante ilegal", vivi intensamente um romance, que me acalentava a distância. Uma outra história para depois...
Passei quase dois anos da minha estadia no Canadá em Edmonton, e tenho grandes lembranças, do meu aprendizado, dos amigos, famílias e das incríveis cores e tonalidades daquele céu em certos períodos do ano
Vivia até uma certa ansiedade.
Seria na verdade, a primeira vez que eu ia ver a neve. Imaginem!
Eu estava ansioso e assustado demais com as lendas e histórias que se contavam dos invernos rigorosos do país.
Me lembro de estar na casa de uma namorada, próximo ao período das festas natalinas de 1980. Todos estavam tristes pois parecia que não iria nevar no Natal deste ano, quando então, alguém entrou em casa gritando, que a neve estava começando a cair e deixando tudo branco, cobrindo e clareando os campos, ruas, casas e carros!
Uma experiência inesquecível para mim.
Já estava anoitecendo, e isso acabou ficando ainda mais bonito!
Foi neste inverno, após as festividades de fim de ano que surgiu um trabalho almejado por muitos imigrantes e conquistado por poucos. Na verdade, poucos se sujeitavam a empregos naquela região da província, pois o inverno ali era ainda muito mais gelado e tétrico. O trabalho era na construção civil, e bem remunerado pela simples dificuldade de mão de obra. Para mim, foi uma oportunidade de ganhar um pouco mais, além das vantagens que tínhamos em benefícios de moradia, seguro e alimentação.
Esta oportunidade de trabalho tinha que ser aproveitada, e não pensei duas vezes para aceitá-la.
Eu e John, um grande amigo britânico que conheci em um albergue, resolvemos encarar a distância de quase 430 km, que separava o nosso confortável e pequeno apartamento em Edmonton para os alojamentos frios em Fort McMurray.
A cidade ficava na mesma província de Alberta, sendo hoje, considerada um dos maiores polos petrolíferos do Canadá, estando próximo ao Athabasca Oil Sands. O trabalho era exatamente para a construção destes "pipe lines" ou melhor, linhas de tubulação para o óleo.
Só não imaginávamos o frio que passaríamos por lá.
Foi nesta hora em que eu comentei as baixas temperatura de quase -60,0°C que enfrentamos.
Foi aí que se criou uma dúvida e até uma ligeira polêmica. A que temperatura externa o ser humano suporta?
Para esclarecer todas as brincadeiras a respeito do inverno que vivenciei, graças a internet busquei certos detalhes no Google e na Wikipédia as informações que mencionei...
Clima...
Fort McMurray tem um clima continental úmido limítrofe ( classificação climática de Koppen Dfb, logo acima de um clima sub-ártico), com longos invernos, muito frios e verões bastante quentes, mas curtos.
A cidade fica em uma elevação menor e mais baixa do que a maioria das outras partes de Alberta, então sob as condições certas, pode ser um "hot spot" que significa "uma pequena área ou região com uma temperatura relativamente quente em comparação com os seus arredores" para Alberta ou até mesmo para todo o Canadá (como em abril de 1980, quando a temperatura média diária de 10,0° C foi insuperável por qualquer outra estação canadense). Temperaturas médias -19° C e foi nesse inverno com o menor registro de -50,6° C, ou (-58 ° F) que morei. Em julho as temperaturas média de 17° C, com a mais alta registrada sendo 37° C em agosto . agosto. Sua precipitação média anual é de 455,5 milímetros (17,9 in) e as quedas, principalmente nos meses de verão, a sua queda de neve é 155,8 centímetros (61,3 in) e aparece dentro de uma faixa de 5 a 7 meses.
(texto Wikipédia)
Sabemos que o clima vem aumentando com o passar dos anos, devido ao aquecimento global mas sei, que naquele inverno específico que vivi no Canadá, a temperatura caiu muito.
O frio foi bravo !!! Só eu sei...
Na época a região era apenas um descampado, pouco habitada, cresceu em demasia nas últimas décadas, e Fort McMurray em Alberta, hoje, é mais conhecida por sua associação a indústria do Petróleo. É o empregador superior na região, com muitos empregos disponíveis nas areias de petróleo e industrias de apoio. Apesar de não ser oficialmente, uma cidade "Fort Mac" é considerado o coração de um dos principais "hub" ou eixo do Canadá em produção de petróleo.
Amigos!
Nos anos 80 Fort McMurray já era uma comunidade diversa e multicultural, atraindo pessoas de todos os cantos do Canadá e do mundo.
É inexprimível a beleza em cada canto desta província, das montanhas rochosas ao mistério das paisagens canadenses, a imponente aurora boreal no norte e 8.000 anos de idade de pura arte rupestre indígena no sul.
Durante as fortes atividades solares, a Aurora Oval aumenta em direção ao sul. Por sua localização na margem sul, Fort McMurray é o local ideal para se observar as fortes atividades da Aurora Boreal durante o período de Setembro à início de Abril. Durante o período de 3 noites, a chance de se avistar a Aurora Boreal é de 97%.
Eu infelizmente perdi, por não estar lá nestes meses e tão pouco tive estas informações na época.
Quem sabe ...um dia ...uma outra oportunidade
6 comentários:
Ok Vavá, menos -50... nem p/ mim e em p/ vc... rsss... Parabéns pelo blog, muito bom!!!
Parabéns Batistuta! acho muito legal essa idéia, tem que registrar mesmo!
Abraços !
Obrigado pelo apoio e incentivo...venham sempre, e deixem seus comentários...
Abraços Vavá
é verdade que as pessoas em lugares muito frios (-18) não podem andar pelas ruas a pé, mesmo que estejam muito agasalhadas ?
Não é verdade Jéssica, o frio é suportável, e os agasalhos e calçados em países de temperaturas tão baixas são bem apropriados. A vida no inverno é tão boa quanto no verão, a única diferença é a neve que quando chega alivia o frio, deixando o clima mais agradável!
Obrigado pelo comentário!
Buenas Tche. Eu também morei lá, jan, fev, março de 2005. E voltarei para lá em março de 2012. Levei (e trouxe de volta comigo) meus dois cachorros. Rex e Bilu. Tamanho medio (30 kg). Voltei pelos dogs. Tenho cidania canadense, e tenho amigos portugueses e canadenses por lá. Gosto muito do Canadá. Você me fez lembrar dos -45 graus Celcius que fazia quando la morei. Muitas são as recordações boas. Entre elas a aurora boreal e as distancias entre as cidades. Dirigi de Edmonton até Toronto...
Postar um comentário