quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Trailer não! Minha casa...em Firenze.


Esses dias um sobrinho me lembrou que eu havia morado num trailer...
Eu achei estranho, pois não lembrava de ter lhe falado dessa história.
Depois, pensei: sim, claro morei num trailer...
Ai...surgiu outra dúvida,

Qual dos trailers ele deve estar sabendo ???
Sim, porque eu não morei "SÓÓ num" trailer,
Aliás, eu já morei por DUAS vezes num trailer...


A necessidade me deu esta oportunidade...


Vou contar como foi uma destas histórias...


Cheguei na Itália e fui direto pra "Firenze", Toscana.
Tinha simplesmente a intenção de conhecer a cidade
Fazer turismo...turismo...no,




Berço da literatura italiana,
Terra de Dante Alighieri,
Ver as obras de Michelângelo,
Uma cidade Medieval,
Renascentista,
Repleta de Cultura e Arte
Tudo o que se espera em turismo na Europa...
Um amigo, havia comentado sobre seu amigo Mauro,



Ele o havia conhecido, quando passara por lá.
Um escultor de muito talento e genialidade,
Vivia em "FIRENZE", e não poderia ser diferente !!!
A cidade respira Arte !



Ele fazia esculturas de turistas em Praça Pública...
Aliás, era no vão livre da "Galeria degli Uffizi"
Onde todos passam !!!






Coisas que não vemos normalmente nas ruas...
Encontramos desenhistas, músicos, artistas circenses, etc...
Mas, não me lembro de ver escultores...




Quando o vi,
Lembrei-me do meu amigo e seu comentário...
Foi quase que imediato, então me apresentei...
Logo, fomos beber um Campari Soda num café.
Conversamos muito, o dia passou rápido...
Foi aí que recebi o convite para trabalhar com ele...






A proposta era ser tradutor...
Assim, captar mais modelos para as esculturas, 
Que eram feitas em média de uma hora ...
Para os turistas estrangeiros que passassem por ali...

Ele é bom !!! e,
Claro que aceitei !
Mas onde morar ???
A resposta veio na hora...
-"Você pode ficar no meu trailer"... Legal !!!


Nunca imaginei morar em um trailer...

Imaginei algo parecido como...
aqueles trailers de cinema...
Lindos, completos e muito chics...
bem localizado !
Viajei nessa ideia, 
A cabeça da gente apronta peças,

"Viajava na maionese" como dizemos aqui,
enquanto o dia passava e o escultor trabalhava...

Ao fim do dia, fui buscar minha velha mochila.
Ela estava numa pensão típica italiana, onde me hospedara,
São hotéis sem muito luxo e economicamente viáveis para o turismo...
Ainda assim, caros pra quem pretende viver na cidade...

Eu e minha "mochila",
Mauro com sua "vespa",
Que acabou sendo usada por mim...
Todos juntos fomos pro trailer,
Trafegando no trânsito louco e confuso,
Das ruas estreitas de Firenze...
Chegamos! Lindo!!! Como um quadro de Salvador Dali!
Espaçoso como um banheiro de boteco!
Inerte como um carro quebrado...


"Foi a melhor moradia que tive na Europa!"

Era assim minha nova casa em Firenze,
Uma kombi antiga bi-color surrealista...
Quebrada, encostada num canto escuro da cidade...
Mas era maravilhoso dormir ali...
Desfrutei de toda a minha liberdade...
Recebi muitas amizades para passar a noite...Excelente!





O silêncio só era quebrado pelas manhãs, quando eu escutava chegar uma lambreta e, logo em seguida gritos... gritos...




No começo me assustavam um pouco e com o passar dos tempos...
Passaram a ser meu despertador !!!

"Genaro, Genaro, Genaro dai, siamo in ritardo"
"Genaro, Genaro, s'affretta cazzo, siamo in ritardo"
"Genaro, Genaro, più veloce, siamo in ritardo"

Pra quem foi fazer turismo pela Europa,
Eu já estava vivendo o cotidiano do lugar...
Era o que eu precisava pra passar minhas férias afinal.
Um trabalho de verão na Itália, ótimo!!!
E, durante aquela temporada, ganhei um grande amigo...
Eu curti cada momento da cidade,
Sua cultura, arte, história e,
Muitos e muitas turistas estrangeiras...
Que acabavam indo conhecer meu cantinho, meu abatedouro chamado trailer...
Meu ponto turístico as margens do Rio Arno


Pena não ter foto da minha casa Kombi !!!








Mas ela ainda deve estar estacionada  as margens do Rio Arno na frente de qualquer uma destas casas...


Talvez tornando-se mais um ponto de referência da cidade...


Pode ter certeza !!!






A você Mauro, esteja certo que foi ai que surgiu uma grande e respeitosa amizade!

Muitas saudades!


Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!