domingo, 27 de março de 2011

Silêncio !



O amanhecer é silencioso e lindo!

O silêncio da noite é interrompido por pássaros ou alguns poucos veículos.
Claro que só noto isto, quando eu tenho tempo para desfrutar da sua beleza.
Hoje em plena folga, acordei no horário de sempre. Os afazeres, os mesmos...
Quero aproveitar o silêncio da casa neste dia e, deixar mais alguma lembrança.
Nas minhas andanças, em busca de paz interior. 
Eu percorri muitas estradas,
Conheci muitas filosofias, muitas religiões e crenças.



Sou Católico Romano por formação, mas sempre tive paixão por conhecer outras culturas. Fui batizado na Igreja Católica, como quase todas as crianças da minha família. Estudei em Escolas particulares e de Padres, portanto não deveria criar esta abertura para as novas religiões. Mas nem tudo é perfeito...


Com a uma certa influência espírita na família, acabei conhecendo o Kardecismo e sua crença. O espiritismo neste conjunto de doutrinas espiritualistas, acreditam na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns. Este termo também se refere ao culto religioso que pratica esta doutrina.




Seguindo esta linha, acabei conhecendo e convivendo com pessoas que praticavam um outro lado do espiritismo. O Candomblé e Umbanda, trazidas pelos escravos da África e que tem suas diferenças mas eu não vou entrar neste mérito, e sim salientar que existe uma confusão geral na cabeça das pessoas com relação a religião. Cada um faz a sua, como bem quer, ou como bem entende que deva fazer (a tal da verdade absoluta) o que o guia do babá ou da babá de terreiro disser, é que é o certo e pronto. Será ???



Participei da Cultura Hare Krishna, e a sua consciência de Krishna (Deus), assim como foi revelada nas grandes escrituras da Índia, unindo assim os membros da sociedade e tornando-os mais próximos de Krishna (a entidade primordial). Isto faria com que cada alma (tanto dos membros, como da sociedade) fizessem parte integrante de Krishna;






Cheguei a ser batizado pelos Mórmons, fundada por um homem chamado Joseph Smith. Ele afirmava ter recebido uma visita pessoal do Deus Pai e de Jesus Cristo e disse que todas as igrejas e as suas crenças eram uma abominação. O problema com o Mormonismo é que ele contradiz, modifica e expande a Bíblia. 
Os cristãos não têm razão para acreditar que a Bíblia não é verdadeira e adequada. Acreditar e confiar verdadeiramente em Deus significa acreditar na Sua Palavra. E toda Escritura é inspirada por Deus, o que significa que ela vem Dele.



Andei passeando de tempos em tempos por estas filosofias religiosas sem perder o foco no Catolicismo. 

Me recordo de uma fase difícil em Londres, em que eu buscava de qualquer maneira uma sociedade mais justa para viver. Me deixei levar pelos ensinamentos desta última religião. Participava de seus cultos aos domingos, recebia seus jovens missionários em casa para longas conversas informais (as vezes contra minha vontade). Fiz boas amizades na Igreja, mas pouco me lembro deles. Fui batizado, imerso em uma pequena piscina dentro do templo. Por um certo momento, pensei que eles iam me afogar. 

Eu sei que tudo não passou de um aprendizado natural, ciclos da vida que todos passamos e nos torna o que somos atualmente.


Revendo minha história as vezes, penso que eu poderia ter sido qualquer coisa nesta vida, poderia ter me perdido no mundo das minhas aventuras e solidão, mas realmente devo agradecer a Deus pela minha formação familiar e religiosa e, por me tornar este que sou hoje.



Cheguei a conhecer algumas outras crenças, relacionadas aos Druidas, aos Celtas.

 Para os celtas, o mundo estava em constante transformação, noção baseada na experiência de observação e de adoração da natureza; o importante é o presente, o momento, a harmonia e a saúde do corpo e do espírito.





Fé em Deus foi o que eu aprendi percorrendo o caminho das religiões...

Todas estas crenças me mostraram o ponto que elas tem em comum...

AMOR AO PRÓXIMO, RESPEITO AOS SERES VIVOS!    

Sou um sujeito muito feliz que tem uma família, embora distante, pois nesse momento, passamos por certas distorções e dúvidas, dificuldades financeiras, mas que de uma forma geral nos faz crescer e nos unir ainda mais. 


  
Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!