terça-feira, 1 de março de 2011

Não tem violência em Londres...?

Quando vejo as notícias sobre a nossa violência urbana, procuro lembrar de fatos similares nos jornais britânicos. 
Não digo que "não" exista tal coisa. 
Ela existe, numa proporção muito menor. Claro!
Lembrei de uma situação única acontecida comigo mesmo.




- Era época de Natal, e eu havia trabalhado nesta noite.




O dono do Restaurante Italiano, que ficava em "Queensway" nos presenteara com uma garrafa de vinho e um bom "panettone". 
Estávamos muito bem, por causa das boas gorjetas e do pagamento feito naquela hora.




Nós todos, funcionários, já tínhamos bebido bastante comemorando assim as festas de fim de ano, e eu em particular o meu aniversário quando nos despedimos. 


Era tarde da noite, e eu resolvi voltar para casa caminhando, apesar do frio. 
A segurança em Londres é algo natural e eu não poderia nem imaginar o que estava prestes a acontecer. 



O "underground" ou "tube", já estava fechado, e os ônibus demoravam muito na madrugada, principalmente em vésperas de feriado. Decidi ir a pé.











Nesta época eu morava em "South Kensington" e para chegar lá, eu precisaria atravessar o Hyde Park, ou Kensington Gardens, (os jardins do palácio), onde morava o príncipe Charles e sua família.





Com o avançar das horas, ou seja, por volta das dez horas da noite, os jardins do Palácio Kensington são fechados; restando uma rua lateral famosa, onde moram algumas personalidades.









Esta é a entrada da rua privatida "Kensington Palace Gardens" que ligam praticamente os dois bairros e é uma rua aberta aos pedestres, mesmo tarde da noite. 


Fiz muitas vezes este trajeto, só para sonhar!




Na verdade e apesar de toda esta tranqüilidade aparente, passei por uma situação singular em toda a minha estadia na Europa. 
Tive um confronto pessoal antes de chegar a esta famosa e segura alameda. 




Me deparei com alguns "Skinheads", que queriam levar a minha grana e a garrafa de vinho. Mexiam nos meus bolsos, puxavam minha mochila, meu vinho e...enfim, eu já estava meio bêbado, melhor "dead drunk", e acabei enfrentando os indivíduos. Só agiria desta forma estando mesmo muito alterado. Uma atitude imatura e irresponsável, sem calcular os resultados trágicos que esta  poderia causar. Apesar de tudo, ganhei apenas olhos roxos e dores no corpo para o Natal ! Poderia ter sido muito pior, de acordo com as notícias que ouvimos destes grupos racistas.






Quem poderia dizer, que um cara da paz, pacífico como eu, brigaria na rua com um bando de Ingleses loucos por violência, racismo e discriminação; só por uma garrafa de vinho?


Hoje, após tantos anos pude perceber que isto só acontecera por eu estar alterado pela bebida e num clima de festa, confiante na segurança londrina.


Em suma: este ano eu comemoro algo muito especial na minha vida. 








"Faço dez anos de serenidade e abstinência !"


Tenho muito orgulho e alegria por chegar tão longe! 
Nunca poderia imaginar as coisas que conseguiria realizar com minha sobriedade.



Feliz aquele que tem FÉ em DEUS e acredita em si mesmo. 


Só por hoje!







Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!