domingo, 30 de janeiro de 2011

Carnaval em Dubai? Tá louco?

Esta semana um cliente e "novo amigo" foi ver se encontrava uma viagem de Navio, para o período de Carnaval, exatamente nas datas de 04 a 09 de março deste ano. 
Ele acabara de voltar de um Cruzeiro, e tinha adorado a minha sugestão!



Não sei se foi bom ou não...
Só sei que não havia mais disponibilidades para passarem o Carnaval de 2011 em qualquer dos Navios na costa brasileira. 
Ele queria viajar para algum lugar com seu amigo. Procurei algumas viagens próximas, e com saídas específicas. Nada versus nada!

لا شيء على الاطلاق! لا الرحلة!

Eu tinha acabado de receber um e-mail da Matriz da CVC naquele momento e claro... Não tive dúvidas...

Como um bom caçador percebe a caça, o bom vendedor percebe a venda, ofereci Carnaval em Dubai!!!


No momento, pareceu uma piada, mas notei um certo interesse, e ao mesmo tempo uma pequena resistência...

Como é isso??? - me disseram.



Claro! Porque não? Carnaval em Dubai, sim... Uma cidade criada no meio do nada, voo direto, outra cultura, modernidade, riquezas, etc...etc...

Ainda assim, insistiram que eu procurasse, outras opções como Foz do Iguaçu, Florianópolis, Balneário de Camboriú...e outras pequenas viagens...enquanto buscávamos por essas viagens, eu ia comentando curiosidades da cultura dos Emirados Árabes Unidos e ao mesmo tempo, eles não queriam admitir que estavam extremamente curiosos e com uma grande vontade de pagar pra ver tudo isso...




Resumindo: Meus amigos vão embarcar no maior e mais moderno avião comercial do mundo em uma aeronave destas e chegar a Dubai no mesmo dia 04 de março...
Vão poder conhecer este grande aeroporto !







Aeroporto Internacional de Dubai é o aeroporto  que serve a Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. É um grande "hub" da aviação no Oriente Médio, e é o principal aeroporto de Dubai. O aeroporto é operado pelo Departamento de Aviação Civil e é a base da companhia aérea internacional de Dubai.


IMAGINEM !
Por apenas 14 horas de vôo, chegarão a Dubai...
Ao descer no aeroporto e seguir rumo ao hotel, eles vão notar milhares de pontos curiosos para fotografar e conhecer, desde as praças floridas até as mais formidáveis construções que estão por ali. Hoje, o comércio, o entretenimento e o turismo são os responsáveis pelos passos largos da economia dubaiense. Prova disso, é a incansável sede do emirado em crescer cada vez mais e ganhar o maior número de adoradores. São lançados novos projetos de construções constantemente, dando a impressão que Dubai está imune a qualquer turbulência no mercado financeiro.



أجمل الأماكن!




Numa visita a Dubai é imprescindível passear por locais ousados, como os hotéis que disputam para ver qual chama mais a atenção: nas opções, o turista pode escolher entre arranha-céus em forma de onda (Hotel Jumeirah Beach), de vela (Hotel Burj Al Arab) e, até mesmo, no estilo veneziano, como é o caso do Resort Madinat Jumeirah, repleto de pequenas vilas. 

Dubai é o presente que chegou ao futuro maravilhoso da economia! 




Para muitos, Dubai resume-se num lugar onde o passado encontra o presente. Isso porque é fácil ver gigantescos monumentos da ousada engenharia árabe e mundial, dividindo espaço com as tradicionais mesquitas islâmicas. Aliás, muitas delas são belíssimas, porém, nem todas têm visitas abertas a não muçulmanos.






Mesquita Jumeirah - Gente de todos os credos pode entrar nesta bonita mesquita, erguida nos anos 1970 diante de uma avenida movimentada, em Jumeirah. Mas prepare o figurino para as visitas matutinas guiadas: mulheres e meninas precisam vestir lenços na cabeça, saias ou calças compridas. Homens e meninos podem se apresentar de jeans e camiseta. Nada de bermudas. Durante uma hora e meia, os guias fazem uma introdução às práticas religiosas muçulmanas, falam de Meca, Alá e o Corão, e convidam o público a perguntar.

Que sonho fantástico!!!
Na verdade amigos, quando eu ofereci esta viagem a vocês, é porque eu estava louco para fazê-la! Adorei a idéia! Amei ter vendido para meus novos amigos!

Com tantas ousadias e todos os recursos que os petrodólares podem comprar, Dubai converteu-se recentemente no pólo turístico mais vistoso e futurista da ancestral cultura islâmica. Entre os turistas brasileiros, o crescimento foi de 106% em 2007, comparado com o ano anterior. E a tendência é aumentar.

Dubai, no Oriente Médio, é um oásis planejado para estarrecer os visitantes


Espero realmente que curtam a viagem por mim também !!!


Abraços e boa Viagem !!!

Paris c'ette chouette !


Eu estava agora pouco fazendo "algunas cositas en mi casa" que se faz em dia de folga. Pensava que poderia aproveitar o tempo livre de hoje e acrescentar alguma história para o meu Blog.

Então resolvi fazer um café e ir para o computador escrever algo. Lógico que tenho muita história pra contar, mas escrevê-las sempre fica um pouco  mais difícil. Sei que preciso ser breve, para o texto não se tornar cansativo e tão pouco repetitivo. Aquele cheirinho de café foi me inspirando e fazendo lembrar de Paris.
Morei num hotel encima de um Café em Paris. Como me lembro daquela esquina!!!
"Rue L'Ancienne Comédie, Hotel Le Petit Trianon bem no coração do Quartier Latin" (esta é para ser contada depois).


 



"Oui" Paris ! Seus cafés espalhados por toda a cidade nos convidam a sentar dentro ou fora para saborear um bom expresso, e ver as pessoas passarem na sua rotina estressante de uma grande metrópolis.  



Não há quem resista!
Enquanto meu cafézinho ia passando pelo coador, eu lembrava uma história que vivi num certo verão.
Paris tem um charme especial!

Paris é uma escola de Arte a céu aberto!!!

As perspectivas que se observam em cada canto da cidade fazem desta maravilha um lugar inspirador para desenhar. Como podem saber, gosto de Artes Plásticas, e para mim as ruas me mostravam as linhas retas de um desenho qualquer.
Toda e qualquer esquina é um ângulo diferente para se fotografar ou pintar em Paris.

 
Não quero só falar da cidade, e sim da maneira que a conheci.



Na primeira noite em Paris, não consegui hotel, e acabei dormindo com um grupo de turistas na praça em frente a "Notre Dame",





Foi muito dificil conseguir trabalho, mas sempre se ajeita.
No princípio, eu trabalhava poucas horas num restaurante familiar.
Morava aqui e ali, pois a habitação também é escassa. Na verdade a falta de trabalho e habitação foi sempre um grande problema para quem vive em Paris.  Raro e Caro!


Algumas vezes eu almoçava no Restaurante Universitário.
Certa vez, inesperadamente encontrei muitos estudantes brasileiros que eu já conhecia. 
Começamos "um bate papo" que parecia não ter fim, estava ótimo aquele trocar de experiências e conhecimento. Entre uma gargalhada e outra alguem chamou para irmos a um café e continuarmos nossa confraternização. Foi uma surpresa inacreditável! Eu aceitei de imediato, pois estava realmente agradável o momento. Parece que aquele convite foi balde de água fria em todos. Me lembro de sermos umas doze pessoas mais ou menos, e delas apenas dois aceitaram. Enfim, estar em Paris e não poder tomar um café sentado numa mesinha destas...Que tristeza !!!



 Se voce está em Paris e não pode se dar o prazer de tomar um café...o que fará então? Como pode deixar de visitar o Museu do Louvre, um museu gigantesco e histórico e o mais visitado da França.
Ele mantém muitas obras de arte. Leonardo da Vinci - Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia como alguns exemplos.



 
Me lembro da tremenda polêmica que os franceses conservadores fizeram ao se mencionar a construção desta Pirâmede de Vidro e Metal bem a frente o Museu do Louvre.

Pude assim ter uma idéia do que foi a construção deste símbolo da cidade...

A polêmica Torre Eiffel também provocou algumas reações fortes, e  até uma petição de muitos intelectuais da época, tais como Guy de Maupassant, Émile Zola, Charles Garnier (arquiteto da Ópera Garnier) e Alexandre Dumas Filho - foi apresentado ao governo da cidade, protestando sua construção. A petição dizia: "Nós, os escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes da beleza de Paris, protestamos, com todo o nosso vigor e toda a nossa indignação, em nome do gosto e da arte francesa e história ameaçadas,  contra a inútil e monstruosa Torre Eiffel.
Apesar de tudo isto e do fato de que metade de Paris estava pronta para espancar Eiffel por projetá-la, acabou sendo ascentada ao lado do Rio Sena para a Feira Mundial de 1898, a Torre Eiffel conquistou os corações de milhões de pessoas ao redor do mundo. Agora, é o símbolo da cidade mais visitada do planeta e é incrível estar ao lado dela.

Imaginem! Estar em Paris e não subir nesta maravilha do mundo...



Como estar nesta cidade lindíssima e encantadora, se não se pode tomar um café num Bistrô?
Não acreditávamos! Eu e o Petes, já falei dele em outras histórias, não nos conformávamos...


Eu bem que queria escrever um texto pequeno, mas como falar de Paris em poucas palavras...só se for...

Paris c'ette chouette !

Ah !!! e como não lembrar do "Glamour" da Avenida "des Champs-Élysées" ? 


E o Arco do Triunfo, um monumento, localizado no fim desta avenida dando um charme todo especial, construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra tém, gravados, os nomes de várias batalhas e mais de 550 generais.  
A Basílica de Sacré Coeur
Se você for ao ponto mais alto desta Basílica você terá uma vista incrível de Paris.  É uma basílica Católica Romana e um marco popular em Paris, eu costumava ir ao final das tardes livres para se ter uma vista maravilhosa de Paris anoitecendo. Ali perto encontramos muitos barzinhos, ou melhor, cafés que a boemia artística frequentava.
Muito movimentada e ativa...






Esta Paris "Cidade Luz" iluminada é ainda mais bonita! Só estando lá pra ver...

 



Bem meus amigos, eu sei que preciso terminar esta postagem mas, é muito dificil parar de falar desta cidade apaixonante e lindíssima que vivi por quase um ano e meio. Neste período, tive muitas experiências, e como disse anteriormente, morei em muitos bairros, conheci muitas figuras que poderiam facilmente ter suas histórias publicadas.
Paris é além de tudo uma obra de arte rara e de uma beleza ímpar e única.  
Com o tempo poderei contá-las...

RESUMIR PARIS É DIZER:
Paris c'ette chouette !



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando tudo começou...? Eu era assim...

 

Outro dia alguém me perguntou onde e como eu havia começado a viajar?
Eu disse que não lembrava muito bem, mas que tinha uma pequena ideia. Afinal, foi a tanto tempo!
Comecei a viajar quando tinha mais ou menos uns 15 anos de idade.

Eu já trabalhava, nesta época em Janeiro de 1975.
Tinha Carteira Profissional assinada e todos os direitos exigidos por lei tudo mais, e era registrado como "office boy", mas atuava como escriturário numa renomada Cia de Seguros. Me sentia importante, por trabalhar e, de certa forma, ser independente.




Lembra?
Aos finais de semana eu saia da Brasil Seguros, no bairro Cerqueira Cesar e ia direto para a antiga Rodoviária da Luz.
Percorria os guichês de passagens e,
Olhava os horários dos ônibus.
Escolhia um destino qualquer e ia embora, viajava, dormia a noite toda e acordava no dia seguinte na cidade de destino.



Umas das primeiras lembranças foi desembarcar em Curitiba - PR, 
Como foi legal acordar numa cidade diferente...
Visuais e cultura diversa, embora brasileira.
Ainda não tinha pretensão nenhuma em viajar tanto, mas adorava meus fins de semana de estradeiro. Grande experiência!
Tudo era obviamente vivido com muita intensidade.
Muitas descobertas!

Curitiba!
Em 1972  desenvolveram em Curitiba um plano de humanização da cidade, pelo então prefeito Jaime Lerner. Assim não só a fisionomia do centro da cidade foi se modificando, como também a mentalidade do seu povo em melhorar a sua qualidade de vida. Nos últimos anos, os governos também adotaram essa doutrina urbanística.
Linda Curitiba!



Me lembro como se fosse hoje!
São Francisco é um dos mais fascinantes bairros de Curitiba e, também, um dos mais antigos. Abriga construções envolvidas em muito mistério.




Curti esse dia passeando pela cidade, andando sem destino, buscando informações, conhecendo pessoas, e foi sentado nesta praça que fiz meu lanche. Almocei vendo a cidade pelos vãos das Ruínas de São Francisco, e a Praça João Cândido, que são os remanescentes de uma construção inacabada, seria a Igreja de São Francisco de Paula.
Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, contudo, em 1860, as pedras que finalizariam as obras da igreja teriam sido usadas para erguer a torre da antiga Matriz. Existem relatos, não confirmados, de que foram construídos túneis ligando as ruínas a outros pontos de Curitiba. Curiosidades a parte!

 
 
 

 
O Largo da Ordem é o coração do Setor Histórico de Curitiba e onde se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba. 
No século 18 chamava-se Páteo de Nossa Senhora do Terço. Posteriormente, passou a se chamar Páteo de São Francisco das Chagas. Hoje, apesar de seu nome oficial, todos conhecem como o Largo da Ordem.
 
 
 
E foi assim que tudo começou!!!
Entre amizades e viagens, acabei me encontrando melhor com a "segunda opção", mas meus amigos da época, me achavam louco...me lembro que alguns deles tinham até, uma vontade de ir comigo, mas não podiam...
 
Meus feriados e mais precisamente, meus dias de pagamento, eram assim...
Eu ia para a velha rodoviária e, escolhia um destino, embarcava, viajava pela noite a dentro...
Amanhecia em algum lugar...
Sem rumo, e sem destino...
No inicio, as viagens eram de seis horas de ônibus "into the night"
Aí, aos poucos fui aumentando as distâncias e as horas de percurso...
Indo cada vez mais longe...

Com pouca grana! 
Mas muita gana!
Comecei meu aprendizado...
A vida nos obriga a crescer...
Amo viajar!!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Já bebeu um dia todo? Eu já...

Quem me vê assim hoje em dia...

Nesta calma e serena sobriedade,
Com os "meus" quase nove anos de abstinência,
Não acredita nas coisas que eu já pude fazer...
Nos lugares por onde andei...
Quantas pessoas encontrei,
Quantos " porres "eu tomei...Oh God!









Como eu bebi !!! Meu Deus !!!
Você é BOM demais Meu Amigo !!!
Me manteve vivo, apesar das tantas doideras que curti...
Hoje, com mais de cincoenta anos de idade e quase nove anos de sobriedade lembro de histórias que passei pelo mundo...




Há situações que até gostaria de esquecer...mas na verdade, estão tão enraizadas no meu interior que dificilmente poderei ...

Tão jovem, tão novinho...e assim tão ansioso...
Com uma vontade enorme de conhecer o mundo.
Repleto de sonhos...com minha alma inqueita...
Com a cabeça cheia de ideias ...
Cheguei na Europa...



Claro que não foi a minha primeira viagem!
Já havia estagiado aventuras na América do Norte...Mas precisamente no Canadá...

"Coast to Coast" (mas, esta será outra história)



Anos de descobertas e aprendizado...
São palavras usadas frequentemente pois,
Minha Faculdade foi prática...
A vida...me ensinou a superar diversidades,
Encarar um problema,
era na verdade o REAL  problema...





Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Liechtenstein, Suiça, Itália, 
etc, etc......muitas cidades...

Este "Post" tem como intuito de dar uma abertura a outras histórias que vivi, mas vamos lá...
A sequência das fotos não é tão importante nesta história, pois tem como objetivo principal ilustrar e dar uma pequena e real veracidade aos fatos.

Digo que minhas loucuras e bebedeiras estiveram por toda a minha trajetória. Vivi com intensidade, sem dúvidas e medos.
Bebi muito vinho do Porto, Licor Beirão na cidade.
Lisboa, me servi de muita bagaceira, a aguardente de vinho com teor alcoólico altíssimo de 35% a 54%, obtida a partir de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva...
"Dava um Barato !!!"


Na Inglaterra, bebi muita "Fullers 1845" quase ao natural,
Muito "Pint of Lager", mais geladinha...em muitos "Pubs"...
Na Escócia, o velho Malt Escocês...em pequenas doses, e muitas garrafas.
Na Irlanda, muita "Guinness Draught" a melhor cerveja do mundo ao meu ponto de vista. (deu o título ao livro dos "records")
Na França bebi "verres de vin blanc" ou seja, muitas taças de vinhos brancos refrescantes ou, "Le Pastis" o nobre sucessor de absinto, com teor alcoólico altíssimo de 39% a 56%, Isso me deixava muito doido!!!

Entrei em muitas portas de Bar!
Resumindo; estas palavras são para lembrar que em todos os lugares por onde andei, sempre tive grande contato com a vida...com muita noitada e balada...com muitas pessoas interessantes...mas que, de todas as formas , viajar foi a melhor coisa que pude fazer naquele período da vida..." EU VIVI NA EUROPA " enfretando seus problemas de desemprego, preconceito, solidão e loucuras !


Hoje lembro de tudo com muita nostalgia e saudade. 
Sinto a lembrança presente apesar dos longos anos em que se passaram, e viajar ainda é a melhor maneira de se adquirir conhecimento. 

Como dizia o escritor Georges Simenon, a melhor maneira de se conhecer um pais, é nascer, viver e morrer lá...não cheguei a extremos!!!




Hoje vejo meu cotidiano e todas as responsabilidades que acumulei nestes últimos anos de sobriedade, e tenho certeza de que tudo aconteceu no tempo certo e no momento apropriado.
Àqueles que me conhecem e sabem da minha vida, entendem as razões pela qual deixei meu lado nômade...

SANTE, mes amis!

              SALUD, mis amigos!

                             CHEERS,  all my friends !
                                              SALUTE, miei amici !
                                                              GEZONDHEID, mijn vrienden !





 SÓ POR HOJE !!!

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!