quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando tudo começou...? Eu era assim...

 

Outro dia alguém me perguntou onde e como eu havia começado a viajar?
Eu disse que não lembrava muito bem, mas que tinha uma pequena ideia. Afinal, foi a tanto tempo!
Comecei a viajar quando tinha mais ou menos uns 15 anos de idade.

Eu já trabalhava, nesta época em Janeiro de 1975.
Tinha Carteira Profissional assinada e todos os direitos exigidos por lei tudo mais, e era registrado como "office boy", mas atuava como escriturário numa renomada Cia de Seguros. Me sentia importante, por trabalhar e, de certa forma, ser independente.




Lembra?
Aos finais de semana eu saia da Brasil Seguros, no bairro Cerqueira Cesar e ia direto para a antiga Rodoviária da Luz.
Percorria os guichês de passagens e,
Olhava os horários dos ônibus.
Escolhia um destino qualquer e ia embora, viajava, dormia a noite toda e acordava no dia seguinte na cidade de destino.



Umas das primeiras lembranças foi desembarcar em Curitiba - PR, 
Como foi legal acordar numa cidade diferente...
Visuais e cultura diversa, embora brasileira.
Ainda não tinha pretensão nenhuma em viajar tanto, mas adorava meus fins de semana de estradeiro. Grande experiência!
Tudo era obviamente vivido com muita intensidade.
Muitas descobertas!

Curitiba!
Em 1972  desenvolveram em Curitiba um plano de humanização da cidade, pelo então prefeito Jaime Lerner. Assim não só a fisionomia do centro da cidade foi se modificando, como também a mentalidade do seu povo em melhorar a sua qualidade de vida. Nos últimos anos, os governos também adotaram essa doutrina urbanística.
Linda Curitiba!



Me lembro como se fosse hoje!
São Francisco é um dos mais fascinantes bairros de Curitiba e, também, um dos mais antigos. Abriga construções envolvidas em muito mistério.




Curti esse dia passeando pela cidade, andando sem destino, buscando informações, conhecendo pessoas, e foi sentado nesta praça que fiz meu lanche. Almocei vendo a cidade pelos vãos das Ruínas de São Francisco, e a Praça João Cândido, que são os remanescentes de uma construção inacabada, seria a Igreja de São Francisco de Paula.
Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, contudo, em 1860, as pedras que finalizariam as obras da igreja teriam sido usadas para erguer a torre da antiga Matriz. Existem relatos, não confirmados, de que foram construídos túneis ligando as ruínas a outros pontos de Curitiba. Curiosidades a parte!

 
 
 

 
O Largo da Ordem é o coração do Setor Histórico de Curitiba e onde se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba. 
No século 18 chamava-se Páteo de Nossa Senhora do Terço. Posteriormente, passou a se chamar Páteo de São Francisco das Chagas. Hoje, apesar de seu nome oficial, todos conhecem como o Largo da Ordem.
 
 
 
E foi assim que tudo começou!!!
Entre amizades e viagens, acabei me encontrando melhor com a "segunda opção", mas meus amigos da época, me achavam louco...me lembro que alguns deles tinham até, uma vontade de ir comigo, mas não podiam...
 
Meus feriados e mais precisamente, meus dias de pagamento, eram assim...
Eu ia para a velha rodoviária e, escolhia um destino, embarcava, viajava pela noite a dentro...
Amanhecia em algum lugar...
Sem rumo, e sem destino...
No inicio, as viagens eram de seis horas de ônibus "into the night"
Aí, aos poucos fui aumentando as distâncias e as horas de percurso...
Indo cada vez mais longe...

Com pouca grana! 
Mas muita gana!
Comecei meu aprendizado...
A vida nos obriga a crescer...
Amo viajar!!!

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!