domingo, 30 de janeiro de 2011

Paris c'ette chouette !


Eu estava agora pouco fazendo "algunas cositas en mi casa" que se faz em dia de folga. Pensava que poderia aproveitar o tempo livre de hoje e acrescentar alguma história para o meu Blog.

Então resolvi fazer um café e ir para o computador escrever algo. Lógico que tenho muita história pra contar, mas escrevê-las sempre fica um pouco  mais difícil. Sei que preciso ser breve, para o texto não se tornar cansativo e tão pouco repetitivo. Aquele cheirinho de café foi me inspirando e fazendo lembrar de Paris.
Morei num hotel encima de um Café em Paris. Como me lembro daquela esquina!!!
"Rue L'Ancienne Comédie, Hotel Le Petit Trianon bem no coração do Quartier Latin" (esta é para ser contada depois).


 



"Oui" Paris ! Seus cafés espalhados por toda a cidade nos convidam a sentar dentro ou fora para saborear um bom expresso, e ver as pessoas passarem na sua rotina estressante de uma grande metrópolis.  



Não há quem resista!
Enquanto meu cafézinho ia passando pelo coador, eu lembrava uma história que vivi num certo verão.
Paris tem um charme especial!

Paris é uma escola de Arte a céu aberto!!!

As perspectivas que se observam em cada canto da cidade fazem desta maravilha um lugar inspirador para desenhar. Como podem saber, gosto de Artes Plásticas, e para mim as ruas me mostravam as linhas retas de um desenho qualquer.
Toda e qualquer esquina é um ângulo diferente para se fotografar ou pintar em Paris.

 
Não quero só falar da cidade, e sim da maneira que a conheci.



Na primeira noite em Paris, não consegui hotel, e acabei dormindo com um grupo de turistas na praça em frente a "Notre Dame",





Foi muito dificil conseguir trabalho, mas sempre se ajeita.
No princípio, eu trabalhava poucas horas num restaurante familiar.
Morava aqui e ali, pois a habitação também é escassa. Na verdade a falta de trabalho e habitação foi sempre um grande problema para quem vive em Paris.  Raro e Caro!


Algumas vezes eu almoçava no Restaurante Universitário.
Certa vez, inesperadamente encontrei muitos estudantes brasileiros que eu já conhecia. 
Começamos "um bate papo" que parecia não ter fim, estava ótimo aquele trocar de experiências e conhecimento. Entre uma gargalhada e outra alguem chamou para irmos a um café e continuarmos nossa confraternização. Foi uma surpresa inacreditável! Eu aceitei de imediato, pois estava realmente agradável o momento. Parece que aquele convite foi balde de água fria em todos. Me lembro de sermos umas doze pessoas mais ou menos, e delas apenas dois aceitaram. Enfim, estar em Paris e não poder tomar um café sentado numa mesinha destas...Que tristeza !!!



 Se voce está em Paris e não pode se dar o prazer de tomar um café...o que fará então? Como pode deixar de visitar o Museu do Louvre, um museu gigantesco e histórico e o mais visitado da França.
Ele mantém muitas obras de arte. Leonardo da Vinci - Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia como alguns exemplos.



 
Me lembro da tremenda polêmica que os franceses conservadores fizeram ao se mencionar a construção desta Pirâmede de Vidro e Metal bem a frente o Museu do Louvre.

Pude assim ter uma idéia do que foi a construção deste símbolo da cidade...

A polêmica Torre Eiffel também provocou algumas reações fortes, e  até uma petição de muitos intelectuais da época, tais como Guy de Maupassant, Émile Zola, Charles Garnier (arquiteto da Ópera Garnier) e Alexandre Dumas Filho - foi apresentado ao governo da cidade, protestando sua construção. A petição dizia: "Nós, os escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes da beleza de Paris, protestamos, com todo o nosso vigor e toda a nossa indignação, em nome do gosto e da arte francesa e história ameaçadas,  contra a inútil e monstruosa Torre Eiffel.
Apesar de tudo isto e do fato de que metade de Paris estava pronta para espancar Eiffel por projetá-la, acabou sendo ascentada ao lado do Rio Sena para a Feira Mundial de 1898, a Torre Eiffel conquistou os corações de milhões de pessoas ao redor do mundo. Agora, é o símbolo da cidade mais visitada do planeta e é incrível estar ao lado dela.

Imaginem! Estar em Paris e não subir nesta maravilha do mundo...



Como estar nesta cidade lindíssima e encantadora, se não se pode tomar um café num Bistrô?
Não acreditávamos! Eu e o Petes, já falei dele em outras histórias, não nos conformávamos...


Eu bem que queria escrever um texto pequeno, mas como falar de Paris em poucas palavras...só se for...

Paris c'ette chouette !

Ah !!! e como não lembrar do "Glamour" da Avenida "des Champs-Élysées" ? 


E o Arco do Triunfo, um monumento, localizado no fim desta avenida dando um charme todo especial, construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra tém, gravados, os nomes de várias batalhas e mais de 550 generais.  
A Basílica de Sacré Coeur
Se você for ao ponto mais alto desta Basílica você terá uma vista incrível de Paris.  É uma basílica Católica Romana e um marco popular em Paris, eu costumava ir ao final das tardes livres para se ter uma vista maravilhosa de Paris anoitecendo. Ali perto encontramos muitos barzinhos, ou melhor, cafés que a boemia artística frequentava.
Muito movimentada e ativa...






Esta Paris "Cidade Luz" iluminada é ainda mais bonita! Só estando lá pra ver...

 



Bem meus amigos, eu sei que preciso terminar esta postagem mas, é muito dificil parar de falar desta cidade apaixonante e lindíssima que vivi por quase um ano e meio. Neste período, tive muitas experiências, e como disse anteriormente, morei em muitos bairros, conheci muitas figuras que poderiam facilmente ter suas histórias publicadas.
Paris é além de tudo uma obra de arte rara e de uma beleza ímpar e única.  
Com o tempo poderei contá-las...

RESUMIR PARIS É DIZER:
Paris c'ette chouette !



Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!