terça-feira, 12 de abril de 2011

Um dia Highlander, Scotland, UK ...


Vez ou outra me lembro de que poderia ter aproveitado mais as minhas viagens.
Imerso em pensamentos, eu me perguntava como descrever este tipo de paisagem. 
Só pode ser um toque especial de Deus!









Gostaria muito de rever todos os lugares por onde andei, mas sei que precisaria ser imortal como o personagem de Connor MacLeod, (The Highlander). É   neste momento, ouvindo Loreena McKennitt, que me lembro das lindas paisagens da Escócia e seus grandes lagos.


Ser imortal é pura ficção, mas aprender a viver cada minuto depende de cada um de nós

Resolvi ir as Terras Altas da Escócia.


A Escócia é um dos territórios que integram o Reino Unido. Um país cheio de encanto e magia, de paisagens de um verde inigualável, lagos sublimes, ilhas espectaculares, castelos de sonho e lendas inesquecíveis.

A bela cidade de Edimburgo é um lugar encantador para uma mudança de estação "a primavera".Cheguei ali em maio, com um cardápio maravilhoso de coisas para ver e fazer, ficando realmente enfeitiçado pela minha  escolha. Após alguns dias de visita pela cidade e seus pubs, provando bons Scottish e ai, fui conhecer a cidade de Inverness, onde pude tomar um chá com o "Monstro da Lago Ness". Uma das lendas mais conhecidas da Escócia.




Se você optar por visitar, estudar, fazer compras, relaxar, ou viver em Inverness, você encontrará uma recepção calorosa, que está na natureza simpática e prestativa de seus moradores. Abertos a novas idéias, novas pessoas, novos negócios e há um verdadeiro "buzz" em torno! Onde quer que você  na cidade, você vai encontrar uma gente alegre e receptiva, e se você tem tempo então... 
Inverness é um local tão excepcional que foi difícil ir embora e deixar de falar disto.

Resolvi fazer um tour pelo enorme lago em um dia lindo de primavera. As ruinas e castelos às margens do lago dão a verdadeira noção do tempo que se passou. Eu precisava realmente conhecer um pouco desta história e embarqueis neste passeio. Aliás, precisava tomar um Chá com "Nessie" como é carinhosamente chamada. 

Uma lenda universal mais do que famosa !




O monstro do Lago Ness, ou o monstro de Loch Ness, ou também conhecido simplesmente por Nessie, é uma suposta criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Terras Altas da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. 



O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico.

Mas em Maio de 2003, o governo da Escócia declarou que o monstro não existe e as idéias de que ele existe não passam de fruto da imaginação. 


O lago ocupa uma área de cerca de 56,4 km² e tem uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem. 




Pensa-se que o lago Ness tenha sido modelado pelos glaciares (Brasil: geleira) da última era glacial.


Eu, particularmente não acredito e nem tão pouco deixo de acreditar nesta história, pois o lago Ness é o maior exemplo escocês de lagos encaixados em falhas geológicas, neste caso a Falha de Great Glen, com rumo nordeste-sudeste. Este tipo de lago, conhecido como loch, é caracterizado por grandes profundidades e morfologia alongada de acordo com a direção da falha que os modela.
As águas do Loch Ness são bastante frias, devido principalmente à sua latitude e à sua profundidade. 


Para resumir minha viagem, deixo a minha saudade e meu carinho aos amigos escoceses que me ajudaram a curtir a minha estadia nesta linda região do planeta.


  
Cheers !

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!