domingo, 24 de abril de 2011

Boa Páscoa! Feriado religioso, não pude notar...

Passei o dia de hoje pensando na razão deste feriado. 
Busquei nas minhas lembranças como eram estas datas especiais pelo mundo.
Não me recordei de nada tão particular para escrever aqui. Me senti até que um pouco triste e frustrado, pois não me lembrei de ter acontecido nada, absolutamente nada numa data como a de hoje.




Notei que, mesmo vivendo em países de origem católica, como Itália, Espanha, França e Portugal que tem na Páscoa um dos feriados mais sagrados do calendário cristão, esta data é celebrada em todo o mundo com grande euforia e fervor religioso, mas infelizmente não em recordo de nada. Na verdade, eu geralmente estava trabalhando. Sempre um dia comum!
Resumindo os momentos, estes feriados não eram importante, afinal eu estava sozinho nestes países, com a intenção de progredir e não tinha ainda nenhuma razão para comemorar a não ser o fato de estar lá.




Páscoa - A palavra páscoa origina-se do hebraico (Pessach) e quer dizer passagem, uma referência à última praga no Egito: a passagem do Senhor, ferindo de morte os primogênitos egípcios, conforme Êxodo 12. Anualmente, o povo judeu em obediência a Deus celebra essa passagem.


Mas o que os  cristãos têm a ver com a páscoa? A morte e a ressurreição de Cristo ocorreram justamente durante as celebrações do Pessach. Na passagem de Êxodo, o sangue do cordeiro marcando cada casa foi sinal de salvação. 


Já no Novo Testamento, Jesus, o cordeiro de Deus, derrama seu sangue para salvação de todo aquele que nele crê. 
Nós cristãos, celebramos a ressurreição de Cristo, a sua vitória sobre a morte. 








Mas que relação tem esta data com ovos e coelhos? Alguns historiadores creditam essa relação a um antigo culto pagão anglo-saxão à deusa Eostre, representada sempre por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, símbolos da fertilidade. Eostre era a deusa da fertilidade, da ressurreição e renascimento. As festividades em sua honra aconteciam na passagem do inverno para a primavera.









Posteriormente comunidades católicas teriam fundido essa festividade às comemorações cristãs. 
O comércio então apropriou-se desses símbolos e fez amplo uso deles. O problema é que esse desvio afasta do conhecimento popular o significado religioso da páscoa, um fenômeno muito parecido com a comemoração comercial do natal. Mesmo assim, a páscoa ainda é uma excelente oportunidade das igrejas testemunharem o evangelho. 










Enquanto o comércio chama atenção para a data, nossas igrejas aproveitam o momento para a realização de eventos que proclamam a morte e a ressureição de Cristo, verdadeiros motivos cristãos para celebração da páscoa.


Não me recordei de nada tão particular para escrever aqui hoje, exceto o fato de que estamos perdendo um pouco do verdadeiro  sentido  cristão destes feriados . 
Os ovos de Páscoa são deliciosos e de uma variedade incontável de marcas e sabores. Trazem para as crianças, brinquedos, bombons, balinhas...etc, etc...


Espero que nesta data de hoje todos tenhamos a oportunidade de passarmos por cima, renovarmos nossa fé, ampliarmos nossas esperanças e além de tudo...encontrado ou ganho seu ovo de Páscoa.



BUONA PASQUA   Frohe Ostern JOYEUSES PÂQUES
Срећан Ускрс VESELÉ VELIKONOCE

HAPPY PÅSKE                      חג פסחא שמח
VROLIJK PASEN        HAPPY EASTER 
Христос воскрес FELIZ PASCUA 


FELIZ PÁSCOA !

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!