quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Glória da Espanha !

Não fossem os carros modernos eu não me lembraria que já estamos em pleno século XXI.

Miguel de Cervantes descreveu a linda e medieval Toledo como a "glória de Espanha". A antiga cidade está localizada no topo de uma colina e, cercada nos três lados por uma curva do rio Tejo. 


Tem muitos pontos históricos, entre eles o Alcázar,o palácio fortificado do século XVI, construído no local de antigas fortalezas visigóticas, romanas e muçulmanas, a Catedral (a igreja primaz da Espanha), e o Zocodover, o seu mercado central. 


As suas muralhas abrigam uma riquíssima herança cultural, arquitectónica e artística que provém das culturas muçulmana, cristã e judaica, que ali conviveram em relativa harmonia e foram ao longo do tempo expressando um conjunto de influências medievais e renascentistas que perduram até hoje.



Foi neste cenário que acordei de um sonho ao chegar na Europa. A cidade que fui visitar no segundo dia de Espanha. 


Voei de São Paulo para Assunção no Paraguay e de lá para Madrid, num vôo precário com a instinta LAP, Lineas Aereas Paraguayas. Era a passagem mais barata na época e a única que eu podia pagar. 


Para continuar minha história pessoal com esta Cia. Aérea vale lembrar que a minha bagagem sumiu, continuando a viagem, mas...


Eu desembarquei em Madrid, 


A minha idéia inicial era passar uns dias ali, conhecer a cidade e seguir para Paris. Com o sumiço da minha mochila e grana, me adaptei a situação. Uma das inúmeras  mudanças de planos que tive que fazer. Fiz bom proveito deste momento, me instalando numa pequena pensão, para aguardar minha bagagem desaparecida. Na  viagem conheci duas gaúchas a Vera e Angelina, que passaram a ser minhas companheiras de aventura.


Resolvemos então fazer um Tour pela cidade de Madrid, indo em seguida visitar a tão sonhada Toledo.


Dos numerosos monumentos da cidade, o mais conhecido é a Catedral de Toledo, (Igreja Primaz da Espanha), que se ergue no local onde existiu uma igreja visigótica e uma mesquita.
O exterior desta catedral, com sua grande torre e maciços contrafortes, é melhor apreciada fora da cidade ou nas proximidades, de preferência de um ponto alto como o Parador Nacional de Turismo. De perto, é difícil avaliar a dimensão da catedral, por se encontrar rodeada por uma amálgama de construções habitacionais, mas o seu interior compensa, e a sua beleza é mais do que evidente.








Outro templo de visita obrigatória é a Igreja de São Tomé, de torre mudéjar, que contém uma obra-prima de El Greco, “O Enterro do Conde de Orgaz”.

E por falar em El Greco, esta também foi a cidade escolhida por este grande mestre da pintura universal, quando chegou de Creta, em 1577, e onde deixou muitas das suas obras, que até hoje conserva.







Por milhares de anos da cidade de Toledo acumulou centenas de lendas, mistérios, curiosidades e anedotas. Descubra a magia do que foi esta "Cidade Imperial" esta "Cidade das Três Culturas" em suas ruas e recantos cheios de história, monumentos antigos.










Há muito mais o que se ver nesta encantadora cidade, ruas estreitas...
Toledo foi fundada em 190 a.C (isso mesmo...190 a.C !!! para quem ama história, visitar esse lugar é fazer parte da história) e já foi capital da Espanha. É uma cidade medieval e capital da região Castilla la Mancha. Conhecida como a “cidade das três culturas” - árabe, judia e cristã.
Toledo conserva um importante legado artístico e cultural. Essa grande diverdidade de estilos converte a parte antiga num autêntico museu ao ar livre, fato que permitiu que fosse declarada Patrimônio da Humanidade.
  
Famosa pela arte da fabricação de espadas a armaduras. A fabricação de espadas em Toledo começou a se desenvolver justamente na época da publicação de Dom Quixote. No início de 1600 alguns artesãos se estabeleceram e começaram a produzir espadas como o mundo nunca tinha visto. Depois de algum tempo a fama das espadas de Toledo já tinha conquistado toda a Europa. Hoje, já conquistou o mundo.




Não diga tudo o que sabe,
Não faça tudo o que puder,
Não acredite em que tudo o que você ouve,
Não gaste tudo o que tem, 
Porque...
Aquele que diz tudo o que sabe,
Aquele que faz tudo o que pode, 
Aquele que acredita em tudo o que ouve,
Muitas vezes, 
Diz o que não é adequado, 
Faz o que não deve, 
Julga o que não é. 
Gasta tudo o que não tem...
Provérbio Àrabe
.

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!