quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Casar ou não casar? eis a questão ! dúvida no Canadá...

É interessante como a vida segue rumos diversos em cada decisão que tomamos.


Eu li um livro interessante há muito tempo atrás. "One" era o nome do livro, e o autor Richard Bach, o mesmo de Fernão Capelo Gaivota. 


O livro conta uma história de vidas paralelas, lembrava os pontos em que a vida nos dá opções de escolha. 


Pontos estes em que devemos decidir nossos novos caminhos. 
Questiona de uma certa forma o que você seria SE, em vez de seguir o caminho A, optasse pelo caminho B...


Completa ainda, contando a história das duas opções, e lá na frente o autor junta seus personagens que são os mesmos em caminhos diferentes. Lindo !




Eu conversava com uma amiga ontem, e ela vive um momento de decisão difícil. Momentos destes, que mudam os rumos de nossos caminhos, exatamente, uma encruzilhada do destino. Um ponto de definição.

Eu passei por várias situações parecidas, que hoje, sei que me trouxeram até este aqui, neste momento da minha vida. Como seria SE tivesse tomado outras decisões? O que seria da minha vida SE eu tivesse seguido outro caminho?

Impossível saber!


Eu morava no Canadá, e por algumas dificuldades sociais, ou melhor, para permanecer legalmente no pais eu precisaria de documentos de residente. Na época eu namorava com "Jennifer" irmã de um grande amigo. Ela era para mim uma companheira, mais amiga do que namorada, no entanto, eu sabia que eu representava para ela 'um algo mais". Ela demonstrava mais carinho e eu sentia este amor vindo dela. 




Na necessidade de documentos, a família de Jennifer, sugeriu que nos casássemos, assim estaríamos mais próximos e eu conseguiria os papeis legais, passando a ser um imigrante com todos os direitos adqueridos. 
Eu realmente pensei muito nesta ideia, que parecia apropriada para o meu momento de vida.



Aninhado entre dois dos mais belos parques nacionais do Canadá, Jasper National Park e,  Elk Island, a cidade de Edmonton, é a sexta maior cidade do pais e a segunda cidade de Alberta, perdendo apenas para Calgary. 


  


Neste clima de descobertas e amadurecimento precisei tomar uma das maiores e mais difíceis decisões da minha vida e consequentemente do meu destino. Será que valeria a pena eu me casar com uma pessoa, apenas para fins burocráticos e assim continuar vivendo neste país tão encantador como é o Canadá, e analisando pelo outro lado, eu teria o direito de envolver uma garota para fins pessoais chegando a ser egoísta a ponto de talvez ferir seus sentimentos. 
Aquela jovem apaixonada por um aventureiro estrangeiro, não merecia. 

Foram momentos de muita reflexão e que me trouxeram de volta ao Brasil, com minha velha mochila e sem me casar.
Agora, imaginem SE eu tivesse casado e adquerido meus documentos canadenses, como poderia ser minha vida hoje? Talvez, eu tivesse uma família linda, viajasse pelo mundo de malas e esposa "a tira colo", ou quem sabe não tivesse mais viajado? 


São perguntas que faço a mim mesmo, e qual, a cada um de nós nos cabe. 


Será que eu teria feito tantas viagens pelo mundo SE tivesse me casado, ou estaria vivendo uma vida regular, casado, com filhos adultos e bem formados, também casados e me trazendo netos nos fins de semana. 


Não sei...não tenho como saber...aliás, ninguém pode prever nada disto, a não ser que já tenha toda a sua vida planejada, pré-estabelecida por metas e objetivos. 


Sabemos que o casamento pode resolver questões legais, mas será a solução? 

O casamento é a relação entre homem e mulher na qual a independência é igual, a dependência é mutua e a obrigação recíproca. 


Louis Anspacher






Pense bem...beijos

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!