sábado, 27 de agosto de 2011

Viajar sempre...BARCELONA y Gaudi,

Lembrar de Barcelona, é muito fácil!


Como não lembrar da Sagrada Família de Gaudi?


A Catedral Católica Romana ainda está em construção, em Barcelona. O trabalho sobre a Catedral começou em 1882 e Antoni Gaudi trabalhou na obra durante 40 anos, dos quais 15 dedicou-se exclusivamente a ela, até a sua morte em 1926. Quando perguntado sobre o prazo de seu projeto, agora programado para 2026, disse Gaudi: - "Meu cliente não tem pressa" 



A segunda maior cidade da Espanha, tem um encanto especial ao Nordeste do país e realmente contém imensas belezas que te proporcionarão uma sensação agradabilíssima.

Esqueça-se do tempo e das preocupações do seu dia-a-dia enquanto você curte a beleza da  cidade e sua gente receptiva e alegre.

Certamente será uma lembrança inesquecível!

Claro que "não" vim aqui simplesmente para falar desta maravilhosa e interminável obra, e sim, para lembrar dos poucos dias que passei em Barcelona. Foi uma das primeiras cidades que visitei na Espanha, e não poderia ser diferente.

Viveria em Barcelona, sem sombra de dúvidas! Uma cidade moderna e ao mesmo tempo, guardiã de seus costumes e culturas catalã. 

A cultura da Catalunha é realmente o conjunto de todo o conhecimento que os catalães possuem como fruto de sua literatura e história, de sua ciência e senso comum etc...





No entanto, para se compreender toda essa efervescência, é necessário que se estude a realidade cultural, econômica, histórica, política e social vivida por catalães, valencianos, baleares, aragoneses-catalães, norte-catalães, andorranos e algueireiros. 












Las Ramblas são uma séries de pequenas ruas que se juntam. Las Ramblas de Barcelona têm ao todo 1km e 200 metros e liga a Praça Catalunha ao porto da cidade.


Local de grande comércio e bares, onde em sua maioria é visitada e frequentada por turistas de todos os cantos do planeta. Foi nesta região que me hospedei, e curti parte da minha estadia na cidade.



Parc Guell é um paraíso selvagem e colorido de um parque localizado em uma colina no bairro de Gràcia de Barcelona. Antoni Gaudi desenhou esta atração popular de 1900 a 1914, inicialmente como um conjunto habitacional de ricos, encomendado pelo seu benfeitor Conde Eusebi Guell.





Por sorte, eu conhecia um amigo espanhol do Brasil, e que naquele momento estava visitando sua família em Vic, uma cidade próxima a capital catalã. 

Encontrou-se comigo em Barcelona e me apresentou a cidade com os olhos de um espanhol. Nada melhor, do que um bom amigo para falar com amor natural de quem nasceu no país.
Alguém que conhece muito bem sua região e costumes, só poderia me fazer amar ainda mais  Barcelona.
Poderia descrever muitos pontos turísticos e interessantes, mas não seria o meu propósito principal. 

Após visitarmos alguns destes pontos mais bonitos da cidade, viajei com meu amigo para a sua cidade natal. 










Vic é uma cidadezinha do interior da catalunha, que me surpreendeu. Com uma história muito antiga e rica. 

Construída sobre as ruínas de uma estrutura do século XI o templo erguido neste século, tem apenas a cripta conservada. Este templo fundado por Abad Oliba em 1038 ainda tem a sua torre sineira românica. Uma cruz de pedra grande que se abre em duas absides em cada asa, e uma só nave. O presente trabalho já remonta ao século XVIII e é neoclássico.


Naturalmente conheci muita gente e novas amizades, pois tínhamos duas "motorcicletas" para percorrer a pequena cidade e os arredores percebendo que além de conhecer a família deste meu amigo, pude conversar com senhores conservadores que mal falavam o espanhol, apenas o catalão, e não era uma realidade apenas de sua família, aliás, na grande maioria da população mais antiga só usava o catalão para se expressar. Neste momento, me dei conta da grandiosidade de nosso planeta e nossa civilização.

A tots els meus amics de Catalunya, gràcies!




"Não se deve fazer monumentos aos artistas porque eles já o fizeram com suas obras..."


(Antoni Gaudi y Cornet)

Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!