terça-feira, 16 de agosto de 2011

O desapegar de idéias.

Muitas vezes nos encontramos apegados a certos conceitos que dificilmente nos libertamos da situação.


O apego não é, como muitos interpretam, o amor ou a afeição que se tem por algo ou alguém. Estar apegado é estar preso ao objeto do apego. Logo, quem se apega demais aos outros ou aos bens materiais passa a ser um prisioneiro...



O apego tem sua origem na necessidade de se formar vínculos afetivos e nas relações de interdependência que estabelecemos diariamente. No entanto, para que possamos evoluir, é necessário que nos libertemos de tais aprisionamentos. 


Não se pode crescer dentro de um espaço pequeno, e nesse sentido, o apego age como um limitador do "espaço" necessário para o crescimento evolutivo e o desenvolvimento, tanto pessoal como espiritual.

Ontem nos libertamos de um veículo que marcava a minha história com minha mulher. Foi um sentimento misto de alivio e perda. Senti um leve desconforto ao ver o velho bem se afastando de mim, mas por outro lado, foi como se tirássemos um grande peso das costas. O carro estava quebrado e sem funcionar na garagem há mais de três anos sem termos perspectiva e nem interesse momentâneo de reformá-lo. Foi um desapego do passado, e a abertura de espaço para uma nova aquisição. 


Uma real mescla de sentimentos.

Enfim, assim me senti quando retornei para o Brasil, com o propósito de passar férias. Eu morava em Londres na Inglaterra, e resolvi visitar minha família em um certo momento do inverno europeu. Ao chegar no Brasil, no inicio do verão me acomodei em um pequeno e desocupado apartamento de uma Tia. 


A cidade de Santos no litoral de São Paulo, me pareceu adequada para desfrutar minhas férias no Brasil.
Foi realmente maravilhoso reencontrar a família, rever amigos que há muito tempo não via, conhecer pessoas distintas em uma nova cidade. Eu já havia morado aqui, porém foram outros tempos, na época em que eu trabalhava como guia de Turismo.




Foi nesta cidade que conheci minha ex-mulher, através de uma grande amiga que, se hospedava na minha casa sempre quando vinha a curtir a praia do Gonzaga, no Canal Dois. Foram momentos agradáveis de muita desconcentração e alegria. Nesta euforia emocional surgiu uma dúvida, volto para a Europa, onde já tenho casa montada e trabalho me esperando? ou será que devo me aventurar mais uma vez no Brasil e tentar uma relação conjugal com esta mulher que acabei de conhecer. 




Decisões que devem ser tomadas e que podem mudar completamente o rumo da vida e destino.


Afinal é nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.














Como disse Leon Tolstoi:


Os  atos  de  uma pessoa tornam-se a sua vida, tornam-se o seu destino. Tal é a lei da nossa vida. 

Leon Tolstoi





Nenhum comentário:

Estrada é a meta!

Estrada é a meta!